sábado, 22 de setembro de 2012

Automobilismo de Américo se destaca em competições pelo interior paulista




Poucos sabem, mas Américo Brasiliense tem um filho ilustre dentro do automobilismo. Trata-se de Evandro Fuzaro, proprietário e chefe da equipe Fuzaro High Perfomance que prepara carros para competições de Arrancada e Turismo. “Eu fundei a equipe. Desde meus 10 anos de idade eu acompanhava meu cunhado que competia. Ele fazia Arrancada e por volta de 1998 e 1999 a gente ia pra Interlagos”, conta Fuzaro.

Fundada há 8 anos a equipe já possui cerca de 5 integrantes e 25 carros de ruas, sendo que 3 são de competições oficiais. Fuzaro que já foi piloto, hoje se dedica apenas a preparar os carros, uma espécie de mecânico projetista. “Corri em 2010, disputei as etapas de Franca, onde fui vice-campeão, Bebedouro onde fui campeão e Piracicaba, quando fiquei em 3º lugar”.

Arrancadas, mais conhecida, é uma prova de aceleração que consiste em percorrer uma determinada distância em linha reta no menor tempo, partindo com o carro parado. Esses carros são sempre turbinados. Os carros que participam dos campeonatos são divididos em categorias de acordo com a motorização, nível de “envenenamento” e tração, no caso, dianteira ou traseira.

Já na categoria Turismo 1600, os carros não são turbinados. “Na categoria o motor deve ser limitado a 1.6, cabeçote original e comando original. A gente pode melhorar dimensionamento de fluxo do escapamento, outro coletor, enfim são coisas bem básicas”, explica Fuzaro.

Mas como nem tudo são flores e o esporte não é dos mais baratos, a coisa, como em quase todos os esportes no Brasil, sofre com a falta de apoio. “É um grande problema, porque a gente até tentou trazer pra cá um projeto para construir uma pista, mas não tivemos êxito. Foi muita burocracia, muita gente querendo dinheiro por fora...”, lamenta Fuzaro.

Segundo Fuzaro, as cidades que sediam as competições movimentam bastante a economia local, já que gente de todo país costuma acompanhar este tipo de evento. Restaurantes e redes hoteleiras são beneficiadas com este tipo de atração. Portanto, é algo de se pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário